miniatura do post - decoração de sala de estar pequena - dicas poderosas

Criar uma decoração de sala de estar pequena, de modo que o cômodo fique mais amplo, confortável e bonito, não é difícil, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, é possível solucionar o problema de pouca metragem usando apenas truques e segredos de decoração e arquitetura, que alem de gerar amplitude, também estarão gerando conforto e beleza ao cômodo.

Por conta da falta de espaço, decorar uma sala de estar pequena requer alguns cuidados que podem fazer toda diferença se o objetivo é obter um ambiente mais espaçoso, bonito e confortável.

Continue lendo esse post, nele vou dividir especialmente com você, mais de 50 dicas incríveis de decoração, organização e otimização para sala de estar pequena, mais dezenas de fotos e ideias de decoração que irá te inspirar e te ajudar a criar uma sala de estar mais bonita, confortável, e espaçosa, para poder descansar, assistir TV ou receber visitas com toda tranqüilidade e conforto.

 

50 dicas, truques e soluções poderosas para ganhar espaço e fazer uma bela decoração de sala de estar pequena

Bela sala de estar pequena e simples decorada com cores neutras

 

 

Foto: Levi Mendes Jr

A sala de estar, em especial, é um dos cômodos mais usados de uma casa, é também é o local onde podemos chamar de “cenário de boas vindas” de toda casa.

Por isso, decorar com consciência e planejamento, principalmente ambientes pequenos, pode ajudar e muito a conseguir um espaço mais agradável tanto para você e sua família, quanto para suas visitas.

Confira…

 

50 – Menos é mais

Decoração de sala de estar pequena, bonita e moderna

 

 

Imagem: Gerson Dutra de Sá Arquitetura e Interiores

Em ambientes pequenos, aquele velho ditado: “Menos é mais.” faz todo o sentido.

Quanto menor o numero de coisas na sala, mais leve ficará o ambiente, e consequentemente parecerá ser maior. E esse é um princípio que muitas pessoas ignoram.

Seja simples. Se a sua sala de estar é pequena, procure usar ali, somente o que é realmente necessário para o bem-estar seu, de sua família e dos seus amigos.

Claro que cada caso, é um caso, mas aqui estão alguns bons exemplos do que você pode usar na sua sala de estar, respeitando o espaço dela:

  • Sofá
  • Poltrona
  • Cadeira
  • Pufe
  • Rack ou painel de TV
  • Mesa de centro (Mais recomendado para ambientes não tão pequenos.)
  • Tapete
  • Cortina
  • TV, DVD, aparelho de TV
  • Objetos de decoração
  • Iluminação

Quanto mais clean a decoração da sua sala de estar, mais espaçosa ela vai ser.

 

49 – Libere espaço

Sala de estar pequena com decoracao simples

 

 

Projeto: Arquitetas Rosa Tieppo e Elaine Gonzalez

Elimine da sua sala de estar todas aquelas coisas que ninguém usa, ou que não serve pra nada.

Elimine:

  • Objetos de decoração desbotados com o tempo, ultrapassados e fora de moda.
  • Bugigangas.
  • Eletrônicos que quase nunca são usados.
  • Móveis a mais, que não valorizam o ambiente.

Algumas coisas só ocupam espaço do ambiente ou de um móvel, e o deixa com cara de bagunçado e apertado.

Elimine as coisas inúteis, assim você deixará o ambiente mais organizado, e também ficará mais fácil e rápido na hora de limpar.

Dica Rápida: Se tiver algo que você não usa regularmente por no máximo 3 anos, então esse item não serve para você, portanto doe esse item ou coloque ele à venda. Desapegue!

 

48 – Escolha um estilo de decoração que valorizará sua sala de estar pequena

Sala de estar pequena com decoração simples e bonita

 

 

Projeto: Arquitetas Rosa Tieppo e Elaine Gonzalez

Procure escolher um estilo decoração mais simples, por exemplo:

  • Contemporâneo
  • Minimalista
  • Estilo oriental
  • Moderno

Esses estilos possuem a simplicidade e as linhas retas como características em comum, e esses pontos valorizam e muito ambientes pequenos, pois geram a sensação de mais espaço por ser um estilo de decoração visualmente mais limpo e clean.

Escolha apenas um estilo de decoração para sua sala de estar, assim ela não ficará sobrecarregada com muita informação.

 

47 – Busque pelo sofá ideal para o tamanho de sua sala de estar

Decoração sala de estar pequena simples e confortável

 

 

Imagem: Alinne Anno

Um dos erros mais freqüentes na decoração de uma sala de estar pequena é o uso de sofás grandes demais ou pequenos demais para o espaço do cômodo.

O sofá não pode ser muito grande, se não ele passará o limite da área do cômodo e diminuirá o espaço para circulação das pessoas pelo ambiente.

Também não pode ser pequeno demais, pois você estará perdendo um espaço valioso e o ambiente não ficará com um visual legal.

O ideal é você escolher um sofá proporcional ao tamanho da sua sala de estar.

Se você for comprar um sofá, recomendo que você tire as medidas da sua sala, para escolher um sofá que melhor se encaixe no espaço, assim, você não correrá o risco de escolher um sofá muito grande ou muito pequeno.

 

46 – Prefira um sofá com linhas retas, menos profundidade, com uma cor lisa e neutra

Decoração de sala de estar pequena com lareira

 

 

Por: See Materials

Móveis com linhas retas são mais simples e cleans, por isso é uma ótima opção para decoração de salas de estar pequenas.

Sofás menos profundos ajudam a ganhar espaço quando se trata de ambientes pequenos.

móveis com cores lisas e neutras são as melhores opções para ambientes pequenos, pois não sobrecarregam o ambiente, e o melhor, combinam com tudo.

 

45 – Evite aqueles tradicionais sofás de 3 e 2 lugares

Decoração de sala de estar pequena com sofá de 3 e 2 lugares - errado e correto

Sofás de 3 e 2 lugares ficam muito bem e salas de tamanho médio à grande, mas não é a melhor opção para decorar sala de estar pequena, pois ocupam bastante espaço e na maioria dos casos atrapalha a circulação pelo ambiente.

Para driblar esse problema, opte por apenas um sofá, e se precisar de mais acentos, use poltronas, banquinhos, cadeiras ou pufes.

 

44 – Sofás sem braços

Decoração de salas de estar pequenas quadradas

 

 

Foto: Barry Calhoun Photography

Sofá sem braços é uma ótima alternativa, pois amplia o campo de visão sobre o ambiente, sendo assim gera sensação de amplitude.

 

43 – Móveis com pernas expostas

Sala de estar pequena com decoração no estilo rústico e moderno

 

 

Foto: Alan Teixeira

Se o piso da sua sala de estar estiver em boas condições, outra ótima alternativa para decoração de sala de estar pequena é incrementar na decoração móveis com pernas expostas, assim aumentará o campo de visão do piso e dará sensação que o cômodo é maior.

 

42 – Que tal decorar a sua sala de estar sem usar sofá?

decoração de sala de estar pequena - fotos

 

 

Projeto: Ricardo Umada

Parece impossível não é mesmo? Mas não é!

O maior móvel da nossa sala de estar com certeza é o sofá, não é mesmo?

Se a sua sala de estar é super pequena, e na sua casa vivem poucas pessoas, se pensarmos direito, não precisamos de muitos acentos, então podemos eliminar o sofá e ganhar um bom espaço de área, certo?

Pois é, o que podemos fazer é eliminar os sofás e optar por duas poltronas grandes e confortáveis, mais uma mesa de centro para apoiar as pernas e relaxar, e também podemos adicionar mais acentos, colocando alguns banquinhos ou pufes. 🙂

 

41 – Poltronas

decoração de sala de estar pequena rústica

 

 

Por: Cynthia Taylor-Luce

Poltronas alem de serem belos itens de decoração, também ajudam a ganhar bastante espaço numa sala de estar pequena.

Se sua sala de estar possui aquele típico jogo de sofás de 3 e 2 lugares, você pode fazer a substituição de um dos sofás por duas ou uma poltrona confortável.

Dica Extra: Prefira poltronas giratórias, pois são mais versáteis e práticas para usar em ambientes pequenos.

 

40 – Pufes

Sala de estar decorada pequena porem sofisticada

 

 

Foto: Xico Diniz (BA)

Se o espaço e o estilo de decoração da sua sala de estar permitir, use pufes, pois são ótimas peças para acomodar mais pessoas (como visitas inesperadas), serve de mesa de apoio, e também dá um toque descontraído à decoração.

Dica Extra: Se você costuma ler na sala de estar ou assistir filmes em DVD, pufes-baú podem ser peças coringas para você na decoração da sua pequena sala de estar, pois ajudará a guardar e evitar de forma prática o acumulo de coisas espalhadas pela sala, como livros, revistas e DVD’s.

 

39 – Mesa de centro

Fotos de decoração de sala de estar pequena

 

 

Foto: The Couture Rooms

Se você optar em usar uma mesa de centro, escolha uma que tenha um tamanho pequeno e proporcional ao espaço, assim não prejudicará a circulação do ambiente.

Outra dica é optar por mesas de centro retangulares ou redondas, por que não fecharão tanto a passagem.

Dica Extra: Se você quer decorar a sua sala de estar com uma mesa de centro, mas a sua sala é muito pequena, opte por uma mesa de centro de vidro ou acrílico, pois ela não deixará a sala de estar com aspecto de pequena, pois é um móvel transparente.

Dica rápida: A mesa de centro deve ficar no máximo 60 cm de distância do sofá ou poltrona principal da sala e no mínimo 50 cm, para que você possa alcança-la sem precisar se levantar e também para ter espaço de passagem livre.

 

38 – Prefira móveis em tons mais claros

Dicas de como decorar uma sala pequena

 

 

Imagem: Carlos Piratininga

Em ambientes pequenos evite móveis escuros, por que eles deixarão o ambiente mais pesado e fechado, e dará a sensação que o ambiente é ainda menor do que o normal.

Por isso, vale sempre lembrar que cores e tons mais claros são ótimos para ambientes pequenos, pois gera claridade e amplitude ao local.

 

37 – Foque no moderno

Decoração sala de estar pequena de apartamento

 

 

Imagem: Luis Gomes

Na decoração de sala de estar pequena, uma das coisas imprescindíveis para transformar o cômodo, e deixar ele mais bonito e confortável, é a modernidade.

Não que os móveis e itens mais antigos não sejam bonitos, mas são mais difíceis de incorporá-los na decoração de ambientes pequenos sem perder um pouco de espaço, pois são mais desenhados e com muito mais detalhes expressivos.

Invista em móveis, eletrônicos e acessórios modernos e minimalistas, pois eles possuem um design mais “limpo”, e isso ajuda bastante quando queremos gerar a sensação de amplitude num cômodo.

 

36 – Preze por móveis rasos

Decorção de sala de estar pequena de apartamento

 

 

Foto: Marcos Lima

Opte por móveis como sofá, rack ou painel de TV com profundidade pequena, assim sua sala de estar ganhará mais alguns centímetros de espaço!

 

35 – Móveis planejados podem ser uma boa solução

Decoração de sala de estar pequena

 

 

Imagem: Levi Mendes Jr

Para não perder nenhum centímetro de espaço, invista em móveis planejados, eles são feitos sob medida para encaixar perfeitamente em algum lugar especifico do cômodo.

É bom saber: Ao optar por móveis planejados, é bem provável que você não poderá mais mudar-los de lugar, pois são feitos sob medida para um determinado local.

 

34 – Preze pela circulação mais segura

Como a sua sala de estar é pequena, uma boa dica de segurança é você preferir móveis (principalmente racks, painel de TV e mesa de centro), com as quinas arredondadas, assim diminuirá as chances de acontecer algum acidente grave.

 

33 – Distribua os móveis de forma agradável e inteligente

Decoração de sala de estar e tv pequena

 

 

Imagem: Nic Darling

Distribua os móveis da sua sala de estar de maneira que o fluxo de passagem seja livre, assim você evitará obstáculos pelo caminho que podem ser desagradáveis e também podem causar acidentes.

Dica Rápida: Nenhum móvel pode atrapalhar a circulação e o fluxo pelo ambiente, assim bem como a abertura de portas e janelas.

Dica Extra: Evite encostar os móveis nas paredes, assim evitará manchas ou “machucados” nas paredes e dará um bom efeito decorativo ao local. Tente deixar pelo menos 5 centímetros de espaço entre as costas do móvel e a parede.

 

32 – Tenha bastante atenção sobre os corredores de circulação

Sala de estar pequena e bonita

 

 

Projeto: Saulo Szabó e Fernando Oliveira

Recomendo sempre você deixar pelo menos 60 cm de espaço para passagem e circulação segura pelo cômodo.

Afinal ninguém gosta de empurrar um móvel ou ter que virar de lado para poder passar de um lado para outro.

 

31 – Incremente a decoração com móveis e acessórios transparentes

Decoração de sala de estar muito pequena

 

 

Foto: Virginia MacDonald

Móveis e objetos em vidro ou acrílico são os melhores amigos para decorar ambientes pequenos, já que quase somem na decoração.

Por serem transparentes, dão sensação de leveza ao espaço e se encaixam de forma bonita e despojada em vários estilos de decoração.

 

30 – Lembre-se de anotar todas as medidas antes de ir às compras

É de extrema importância que você meça as paredes e qualquer outro espaço disponível que você queira decorar antes de sair às compras.

Meça e anote as medidas, e se você for comprar pela internet, confirme as medidas do item entrando em contato com o site ou fabricante.

Se for comprar em loja física, leve um bloquinho de papel com as medidas e uma fita métrica para escolher a peça ideal.

Dica Extra: Não tenha vergonha de levar uma fita métrica ou uma trena na loja, meça os móveis ou equipamentos com cuidado e calma.

Medindo tudo direitinho, você evitará constrangimentos depois da compra, economizará tempo e também dinheiro!

 

29 – Tenha uma TV proporcional à sua sala de estar

Sala de estar pequena - decoração

 

 

Foto: Luis Gomes

Um erro bastante comum que ocorre entre as pessoas na hora de decorar uma sala de estar pequena, é o de comprar uma TV grande demais para o tamanho da sala.

Realmente, muitas pessoas acham que quanto maior a TV, melhor, mas não é bem assim.

Veja bem…

Se a TV for muito grande para o espaço da sala, a distância entre o telespectador (você) e a TV vai ser pequena, portanto, a definição de imagem não vai ser tão boa quanto se a TV estivesse na distância ideal ou se fosse uma TV no tamanho ideal para a distância que se encontra.

O tamanho médio da TV, deve ser próximo à distância entre quem assiste e a TV, dividido por 5.

Ex: Se há uma distância de 1.5 m (150 cm) de você (acomodado no sofá ou poltrona) até a TV, logo a TV deve ser bem próxima a 30’ (trinta polegadas).

(Conta: 150 dividido por 5 = 30)

E lembre-se de ficar sempre atento às instruções técnicas do fabricante.

Agora uma boa dica sobre TV’s para decoração de sala de estar pequena, é ter preferência sempre por TV’s mais modernas e bem finas, pois isso ajuda a poupar um bom espaço.

Dica Extra: Quando for instalar a TV (ou outros eletroeletrônicos), instale com organização, para que não fique fios e cabos enroscados ou enrolados uns aos outros.

Dica Rápida: Tente esconder os fios dos eletroeletrônicos, pois isso trará a sensação de organização, leveza e modernidade ao local. (Painéis de TV ajudam bastante a resolver esse caso.)

 

28 – Ajuste a TV na altura ideal

Geralmente as racks já vêm na altura ideal para que você possa apenas colocar a TV encima e já poder assistir, mas no caso de alguns painéis de TV, é preciso ter um pouco mais de atenção para não colocar a TV numa altura inadequada.

Para ter mais conforto na hora de assistir TV, é recomendado que o centro da TV fique aproximadamente 1,20 m de altura do piso, assim ficará no campo de visão ideal para você ou qualquer outra pessoa que estiver assistindo.

 

27 – Coloque a TV no lugar ideal

Sala de estar aconhegante com decoração simples e requintada

 

 

Imagem: Tomás Rangel (RJ)

Outra coisa importante a ser pensada é a localização onde a TV vai ficar.

É preciso ter cuidado para não colocar a TV frente a frente á janelas, varandas, ou qualquer outro lugar onde tenha muita entrada de luz durante o dia, assim evitará reflexos do sol na TV, que pode atrapalhar ao assistir e também pode danificar a TV com o passar do tempo.

Dica Extra: Se sua sala de estar tiver muitas janelas, entradas de luz ou um layout que não permita colocar a TV numa parede onde não bata luz durante o dia, use uma cortina ou persiana para bloquear a entrada de luz.

 

26 – Painel de TV é uma boa!

Pequena sala de estar comprida com decoração aconchegante

 

 

Foto: André Godoy

Para aproveitar ainda melhor o espaço de uma sala de estar pequena na hora de fazer a decoração, uma boa dica é usar painel de TV para apoiar a TV, DVD, aparelho de TV, etc… pois o painel de TV ocupa bem menos espaço que uma estante ou rack.

Dica Extra: Para aproveitar ainda mais cada espaço da parede, contrate um marceneiro para criar um painel de TV sob medida para suas necessidades e desejos.

Dica Rápida: Antes de comprar um painel de TV, verifique o modelo da sua televisão para saber se é possível colocar ela suspensa no painel ou somente apoiada, fazendo essa verificação, saberá exatamente qual modelo de painel de TV você deve comprar (Painel de TV para televisão suspensa, ou painel com prateleira pra colocar a televisão encima).

 

25 – Foque em cores mais claras para as paredes

Decoração de sala de estar pequena e simples

 

 

Imagem: Sidney Dol

As melhores cores para as paredes de uma sala de estar pequena, com certeza são as cores claras e neutras, pois elas abrirão o espaço e deixarão o ambiente com aquela sensação de que é maior.

Quando digo cores claras e neutras, a primeira coisa que vem na sua cabeça é a cor branca, não é mesmo?

Mas você não precisa usar obrigatoriamente a cor branca tradicional, pois existem várias outras cores que são claras e neutras, por exemplo:

  • Bege claro
  • Salmão claro
  • Marrom claro
  • Cinza claro
  • Castanho claro
  • Branco gelo
  • Entre outras

Essas cores alem de gerar amplitude ao ambiente, combinam com praticamente tudo.

Dica Extra: Escolha apenas uma cor para pintar as paredes, assim você criará sensação de continuidade nas paredes, gerando amplitude ao cômodo.

Se você gosta de cores vivas, você pode optar em usar cores em tons pastéis como, amarelo pastel, azul pastel…

Mas tome bastante cuidado ao usar cores nas paredes, verifique se as cores vão combinar com os móveis dando o contraste certo.

Uma regra simples para usar cores não neutras nas paredes é esta: Se você usar cores (alguma cor não neutra, como azul, amarelo, vermelho) nas paredes, use móveis em tons neutros, assim evitará criar um ambiente sobrecarregado e desarmonioso, com muita informação.

 

24 – Mantenha a base neutra e brinque com as cores nos objetos

como decorar uma sala de estar pequena

 

 

Foto: Célia Mari Weiss

Se você é uma daquelas pessoas que gostam de redecorar o ambiente várias vezes por ano, a grande sacada é deixar a base neutra (parede e móveis), assim você poderá brincar com as cores em objetos, itens e acessórios de decoração sempre que quiser dar uma cara nova ao ambiente.

Deixe os objetos fazer a cena!

Dica Rápida: Use os pequenos detalhes como, vasos, abajur, almofadas, mantas e acessórios para dar o colorido ao espaço.

 

23 – Invista em esquadrias, portas e janelas da mesma cor que a parede

Decoração para sala de estar pequena

 

 

Imagem: Zé Gabriel

Usar portas, rodapés, janelas e esquadrias todas da mesma cor, fará com que o ambiente tenha um efeito de continuidade, fazendo assim, o cômodo parecer bem maior.

 

22 – Se livre de portas que não são úteis

Decoração de interiores - Sala de estar pequena

 

 

Foto: Mariana Orsi

Se na sua sala de estar tiver alguma porta que praticamente não serve pra nada, elimine ela, assim deixará a passagem mais livre e ganhará mais espaço.

 

21 – Paredes no chão!

pequena sala de estar decorada simples

 

 

Imagem: BP Arquitetura + Design

Às vezes fazer algumas modificações na planta da casa pode ser a solução mais inteligente.

Em alguns casos, derrubar paredes que separam a sala de estar de outros cômodos como, sala de jantar, cozinha, ou até um cômodo ao lado que esteja sem uso, pode ser uma ótima solução, que integrará os ambientes, deixará tudo muito mais espaçoso melhorando a utilização dos ambientes.

Dica Extra: Para integrar a sala de estar ou jantar com a cozinha é preciso tomar certos cuidados, como instalar na cozinha uma coifa de qualidade para que a gordura, a fumaça e o cheiro de fritura não passe para os outros cômodos.

Dica Importante: Sempre que for fazer qualquer modificação no projeto da planta da sua casa, contrate um profissional qualificado como um arquiteto ou engenheiro, ele fará o projeto dentro das melhores possibilidades e com bastante segurança, pois se você mesmo ou alguém não qualificado for fazer alterações (como derrubar paredes), pode acontecer de abalar a estrutura da casa e colocar tudo em risco de desmoronamento.

 

20 – Use prateleiras ou nichos

Dicas para decoração de sala de estar pequena - prateleiras e nichos

Se você quiser, tiver espaço ou precisar, use algumas prateleiras ou nichos para apoiar objetos.

Dica Extra: Prefira sempre prateleiras e nichos com linhas retas (design moderno e simples) e cores claras, para dar um ar mais clean e limpo ao cômodo.

Dica Rápida: Se você optar por usar nichos, uma boa sacada é escolher nichos vazados (abertos), pois dá para ver a parede através deles, e favorecem em criar um campo de visão maior do ambiente.

 

19 – Implemente espelhos na decoração

Sala de estar decorada com espelhos - pequena

Utilizar espelho na parede é um grande truque de decoração para ampliar ambientes pequenos, ele ajuda a propagar a luz pelo ambiente, ajuda na sensação de amplitude e é um belo item de decoração.

Você pode colocar um grande espelho, com uma bela moldura, na parede da sala ou colocar vários espelhos ao lado um do outro, formando um conjunto, que também fica bem interessante.

Tenha cuidado para que o espelho na reflita uma vista desconfortável como, banheiro, lavanderia, cozinha, ou alguma parte da sua sala de estar que não seja tão atraente.

Dica Rápida: Não coloque espelho na parede que fica em frente ao sofá, pois pode causar distração ao assistir TV e gerar desconforto, pois estará sempre à vista. Na parede atrás do sofá é um ótimo lugar para adicionar espelhos, não tem erro!

Dica Extra: Evite usar espelhos em vários lugares diferentes da sala de estar, pois isso pode gerar desconforto a quem estiver ali. Escolha apenas um lugar do ambiente.

 

18 – Use quadros na parede

Decoração sala estar pequena com quadros

 

 

Por: P+A Interiors Inc / DKOR Interiors Inc / Corynne Pless

Se tiver um espaço vazio muito grande na parede da sua sala de estar, preencha com um quadro ou uma obra de arte. Fica fantástico!

Dica Extra: Não exagere nos quadros na parede (coloque um ou dois quadros em lugares diferentes no máximo, se precisar.), já que, se a parede estiver toda ocupada, dará a sensação que o cômodo é menor e mais apertado.

 

17 – Cortinas

Decoração sala de estar pequena

 

 

Imagem: Marcos Lima

Com relação às cortinas, opte por um tratamento mais simples nas janelas, escolha modelos em tecidos mais leves e soltos como seda, renda de algodão, linho, voil ou transparências.

Prefira cortinas sem quaisquer estampas chamativas e cortinas em tons mais claros e suaves para iluminar a sala.

Em ambientes pequenos é melhor evitar cortinas com babados ou xales, pois trazem muita informação para as paredes.

Dica Extra: Para aumentar (e valorizar) o pé direito da sala, instale uma cortina comprida, o mais próxima possível do teto e deixe o tecido cair até o piso. Dá um belo efeito!

 

16 – Persiana também é uma ótima opção

Pequena sala de estar com decoração aconhegante e moderna

 

 

Projeto: Letícia Laurino Almeida

Se você deseja ocupar ainda menos espaço na decoração da sua sala de estar pequena, instale nas janelas, persianas ao invés de cortinas de tecido.

As persianas são mais compactas, cleans, e promovem um ar de modernidade ao cômodo.

 

15 – Use tapete se achar que precisa

Sala de estar moderna e pequena decorada

 

 

Fotografia: Eric Saczuk

Se o piso da sua sala está um pouco desgastado, é um pouco antigo, não combina muito com o estilo de decoração que quer fazer, ou até mesmo, é um piso frio, como cerâmica, inclua um tapete, ele trará mais conforto para sala e pode ajudar a esconder possíveis defeitos no piso.

Sabe aqueles tapetes que precisam ficar uma boa parte embaixo do sofá para se encaixar no espaço? Pois é, eles ocupam muito espaço, deixa o ambiente apertado, e dificultam e muito na hora da limpeza, por isso evite tapete muito grande.

Prefira tapetes em tons claros, sem muitas estampas e desenhos (claro que pode ter estampas, mas bem poucas e suaves), para iluminar o ambiente e dar sensação de amplitude.

Na escolha do tamanho do tapete, escolha um tapete proporcional ao espaço da sala, de modo que não precise ficar nenhuma parte do tapete embaixo de algum móvel, ou se for ficar, que fique apenas uma pequena parte para não sufocar o espaço e ficar mais fácil para fazer manutenção (limpeza) do ambiente.

Dica Rápida: Sempre alinhe o tapete com o sofá principal da sua sala de estar. Se sua sala não tiver sofás, somente poltronas, alinhe com as a poltronas.

 

14 – Tapetes com listras verticais ajudam a dar amplitude

decoração de sala de estar pequena simples

 

 

Foto: Leonardo Costa (RJ)

Para gerar a sensação que o cômodo é maior e aumentar visualmente o espaço, use tapete com listras verticais, pois ajudará (e muito) nesse quesito.

 

13 – Elimine todos os tapetes

Pequena sala de estar decorada de forma simples e bonita

 

 

Foto: Marcos Lima

Se o piso da sua sala de estar está em boas condições não há por que esconder.

Elimine todos os tapetes, assim você fará com que a superfície do piso tenha continuidade, e trará amplitude ao local.

Dica Rápida: É importante que o piso da sala de estar seja um só padrão de piso no ambiente todo, assim o ambiente terá sensação de continuidade.

Segredo: Quando mais se vê o chão de um cômodo, mais amplo ele vai aparentar ser.

 

12 – Evite muita informação no teto

como decorar sala de estar pequena

 

 

Projeto: Andrea Pontes

Para dar amplitude, fuja de forros com sancas ou muitos detalhes sofisticados.

Prefira um trabalho de forro em alvenaria, gesso, pvc ou madeira mais simples e clean.

Aposte sempre em cores neutras e claras para o teto, como branco, por exemplo, pois isso ajudará bastante na sensação de amplitude.

Dica Extra: Se o forro da sua sala de estar tiver sancas ou rodapé, use a mesma cor que usou nas paredes, assim criará sensação de continuidade da parede com o teto/forro.

 

11 – Ventilador

Decoração de sala de estar com tv pequena

 

 

Por: Nic Darling

Como o Brasil é um país tropical e possui um clima bem quente e abafado na maior parte do ano, ter um ventilador para refrescar é quase que essencial.

Para não perder espaço do cômodo, em vez de usar ventiladores de chão, que ocupam espaço, peça para instalar um ventilador de teto, assim o piso ficará mais livre.

Dica Rápida: Escolha um ventilador de teto de cor clara, design simples e que combine com a decoração e a proporção da sua sala de estar. Há alguns que já vem até com luz central embutida para iluminar o ambiente.

 

10 – Vasos decorativos sempre caem bem na decoração

Decoração de sala de estar pequena vermelha

 

 

Por: Leclair Decor

Depois que você usou todos os truques para deixar o ambiente mais neutro e amplo, é hora de colocar cores, usando pequenos objetos que podem ser trocados quando desejar ou enjoar, como os vasos decorativos.

Vasos decorativos é sempre uma bela peça de decoração.

Escolha um belo vaso moderno, com uma cor forte e contrastante, assim quebrará a monotonia do ambiente e deixará com um ar mais sofisticado.

Dica Rápida: Para ambientes pequenos prefira vasos mais simples e modernos, coloque ele na rack/painel de TV ou mesa de centro. Você pode usar o vaso com ou sem flores que fica sensacional, não tem erro!

 

9 – Tenha cuidado para não usar acessórios em exagero

Use acessórios e objetos de decoração para melhorar ainda mais a estética da sua sala de estar, mas tome um pouco de cuidado para não exagerar na dose, pois poderá deixar o ambiente muito cheio, pesado e bastante confuso.

 

8 – Adicione personalidade ao ambiente

Pequena sala de estar com personalidade quadros e objetos

 

 

Foto: Minh Phan

Incorpore seus gostos na decoração, faça o ambiente ganhar vida, introduza obras de arte que você se identifica, quadros com foto sua e de sua família ou algum objeto que significa algo para você.

 

7 – Capriche nas almofadas

Decoração sala de estar pequena moderna

 

 

Imagem: Eduardo Aigner (DF)

Um dos melhores itens para decorar sem medo uma sala de estar mesmo pequena são as almofadas, elas trazem conforto, são ótimos itens de decoração e podem ser trocados sempre que quiser, sem gastar muito dinheiro.

Se a decoração da sua sala está neutra, o sofá e as poltronas também, use almofadas com cores mais vivas e estampas chamativas para alegrar o ambiente e deixar mais convidativo.

 

6 – Complemente a decoração com detalhes em metal

Pequena sala de estar decorada simples, bonita e moderna

 

 

Por: John Maniscalco Architecture

Detalhes em metal, como objetos de decoração, móveis com pernas de metal e molduras de quadros de metal espelhado, darão ao ambiente um ar sofisticado, único, e ajudarão a dar amplitude ao ambiente como um todo.

 

5 – A iluminação do ambiente também deve ser bem pensada

Decoração de sala de estar pequena na cor cinza

 

 

Projeto: The Couture Rooms

A iluminação de um ambiente, ainda que na maioria das vezes as pessoas não se preocupem muito, ela é muito importante na decoração e composição de um cômodo, ainda mais se tratando de cômodos pequenos como uma sala de estar pequena.

O cômodo deve estar bem iluminado para ganhar amplitude, para isso use sempre iluminação difusa (iluminação principal), aquela que ilumina o ambiente por inteiro, mas use também iluminação dirigida como arandelas, abajur, luminária de chão, iluminação embutida na parede, móveis ou forro para criar cenas, destacar uma obra de arte, um objeto ou um canto da sala.

Dica Rápida: Usar iluminação dirigida em algum ponto da sala é um truque de decoração muito bonito, mas tome cuidado com exagero, se não deixará o ambiente com sensação que é menor. Use em apenas um ou dois pontos diferentes do cômodo.

Prefira um modelo de lustre mais moderno, simples e pequeno para ser a iluminação principal do ambiente, assim deixará o ambiente com aspecto que é maior e com mais beleza (Existem vários e vários modelos à venda em lojas de artigos de decoração).

 

4 – Não esqueça da luz natural

Decoração para salas de estar pequenas

 

 

Projeto: Fernando Vida, Luiz Fernando Roccol e Henrique Reinach

Durante a tarde, se possível, sempre deixe que a luz natural entre na sala, pois ela ajudará a iluminar o ambiente durante o dia, trazendo mais economia à sua conta de luz e também ajudará a deixar o cômodo mais fresco e arejado.

 

3 – Mantenha o ambiente simples e organizado

Sala de estar simples e pequena com decoração aconchegante

 

 

Imagem: Eduardo Aigner (DF)

Um dos maiores vilões para cômodos pequenos é, com certeza, a falta de organização.

Evite coisas espalhadas pelo ambiente, pois isso gera (e muito) a impressão que o espaço é ainda menor e também gera desconforto visual e físico.

 

2 – Separe um tempinho do dia para organizar as coisas

Invista um tempo rápido de no máximo 15 min por dia para organizar as coisas, arrume o que está fora do lugar e tire tudo que não pertence à sala de estar, fazendo isso irá gerar um bom alívio no visual do cômodo.

 

1 – Caixas organizadoras

Caixas organizadoras para decoração de sala de estar pequena

 

 

Fonte: 1 – Oppa.com.br / 2 – MeuMovelDeMadeira.com.br / 3 – Etna.com.br

Uma boa dica de organização e decoração de sala de estar pequena é usar caixas organizadoras.

Elas ajudam organizar as coisas pequenas do ambiente com maior rapidez e agilidade, principalmente se tratando de casas com bastante moradores, e o melhor é que elas se tornam itens de decoração para o ambiente.

Dica Rápida: Existem centenas de modelos de caixas organizadoras à venda em lojas de artigos de decoração, com certeza você vai encontrar um modelo que combine com a decoração da sua sala de estar e supra as suas necessidades.

Fonte: Feito de Coração

Entre em contato e conheça as soluções da Renova Interiores para a sua sala e toda a casa!